dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FOGO ATINGE PRAÇA DE MÁQUINAS/NAVIO TANQUE GASTÃO MOTTA

Um incêndio na praça de máquinas do poderoso navio tanque Gastão Motta (G23) deixou preocupados militares ligados a pessoal a bordo. O acidente ocorreu na madrugada de sábado com o navio atracado em Fortaleza, onde estava mobilizado para operação naval conjunta do Brasil com a Venezuela. A Venbras-2012 começou no dia 3 e termina na próxima segunda-feira, mobilizando 500 militares das duas nações.
Empregado para apoio logístico móvel da Força Naval, o G23 estava com o tanque parcialmente cheio de combustível. Informações iniciais davam conta de que militares a bordo do navio teriam saído feridos do incêndio. "Houve o acidente, mas ninguém foi ferido", garantiu à Coluna o comandante do 3º Distrito Naval, vice almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa. "O incêndio, na área do gerador de energia da praça de máquinas, foi logo debelado", completou.
O incidente ocorreu com com os quatro navios mobilizados na Operação Venbras atracados no porto de Fortaleza. Preocupou os militares por se tratar de um navio tanque, que em acidentes mais graves corre risco de explodir. "(Um incêndio) não é para acontecer em um navio. Mas o que ocorreu foi algo no quadro elétrico. Não na parte de combustível", disse o almirante Gambôa. O fogo afetou a operacionalidade do G-20? "Não", garantiu o oficial, confirmando para segunda-feira a saída do navio tanque de Fortaleza rumo ao Rio.
<<<
GASTÃO MOTTA 2
OUTRO INCIDENTE
O fogo no G-20 foi o segundo incidente com embarcação na Venbras 2012. No dia 3, o navio patrulha oceânico venezuelano "Warao" encalhou ao se aproximar do porto de Fortaleza, sofrendo avaria. Teve, inclusive, que ser rebocado até o porto.
<<<
GASTÃO MOTTA 3
6 MIL LITROS DE DIESEL
Subordinado ao Comando da Força de Superfície, o G-20 fica normalmente atracado em Niterói. Tem 121 militares a bordo e capacidade de transportar seis mil litros de óleo diesel e mil litros de querosene de aviação.
<<<
GASTÃO MOTTA 4
REGASTE DO 447
Navegando sob o lema "Nós fazemos a Esquadra ir mais longe!", o G-20 foi um dos meios mobilizados, em 2009, na complexa missão de resgate no Oceano Atlântico dos destroços do avião e dos corpos das vítimas do voo da Air France 447.
<<<
LONDRES 2012
ATLETAS MILITARES
Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento nas Forças Armadas está arrancando sorrisos orgulhosos nos quartéis e fora deles. Marinheira desde 2010, a judoca Mayra Aguiar (bronze em Londres) está sendo considerada um exemplo.
<<<
LONDRES 2012
EXEMPLO MAYRA
É que mesmo tendo sido derrotada na semifinal, Mayra mostrou capacidade de reação para vencer e trazer o bronze. "Portou-se, como uma legítima atleta e militar", foi um dos elogios ouvidos pela Coluna esta semana.
<<<
FORÇA AÉREA
RAI0-X EM SANTA CRUZ
Cena em torno da dificílima montagem do aparelho de Raio-X doado para Base Aérea de Santa Cruz. Ante uma mãe aflita com o filho acidentado, um militar teve que dizer: "Não temos como saber se quebrou. O Raio-X ainda está em montagem".
Fonte:  Força Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente