dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

domingo, 5 de agosto de 2012

Igreja Matriz de São Francisco Xavier, no Centro de Itaguaí, deve ser reformada

Bernardo Costa

O projeto de restauração da Igreja Matriz de São Francisco Xavier, proposto pela Mitra Diocesana de Itaguaí, está em processo de aprovação pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Fundada pelos jesuítas em 1718, a igreja perdeu suas características originas ao longo dos anos. Para Fátima Castro, coordenadora do Patrimônio Histórico de Itaguaí, “a cidade pagou o preço pela falta de sensibilidade dos prefeitos e de engajamento da população”.
- O que ainda temos de original é a porta principal, a pia bastimal, os dois sinos e algumas imagens de santos - diz Fátima.
As imagens a que a coordenadora se refere são as de São Francisco Xavier e de Nossa Senhora do Pilar; além de um pequeno crucifixo e dois pórticos de acesso ao cemitério, que integra o conjunto da igreja. De acordo com o Inepac, após o seu restauro, “com base na iconografia antiga existente”, será a vez da recuperação das imagens, que também serão tombadas pelo instituto.
- Estamos desde 2004 lutando pela restauração. Não é simples, mas estamos confiantes - diz o padre Edmilson da Costa, que esteve à frente da igreja entre 2000 e 2005.
A igreja foi o marco urbanodo município
Atualmente fechada, com marcas de infiltração e estrutura deteriorada, a construção é “a única remanescente do aldeiamento jesuítico em Itaguaí, sendo um marco na história e na ocupação do município, por ter se tornado o núcleo urbano da cidade”, de acordo com o Inepac. A igreja ainda guarda uma lenda.
- Há registro de que, embaixo do altar, havia uma passagem para fuga de escravos e um alçapão para guardar o ouro poupado pelos jesuítas - afirma Fátima Castro.
Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente