dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Itaguaí - RJ - Obras civis marítimas do Superporto Sudeste ficam prontas


A MMX, mineradora do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, concluiu as obras civis da estrutura marítima do Superporto Sudeste, empreendimento em construção em Itaguaí (RJ). A estrutura marítima conta com duas pontes (uma com 430 metros de extensão e outra com 270 metros), uma plataforma entre as duas pontes e um píer com 765 metros de comprimento com dois berços para atracação e carregamento simultâneo de navios do tipo capesize.

Superporto - O Superporto Sudeste entrará em operação no segundo trimestre de 2013 e, em sua primeira fase, vai movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. 

As obras civis marítimas foram executadas em 18 meses e a MMX já iniciou a fase de licenciamento ambiental para a duplicação da capacidade operacional do superporto. Em maio de 2012, foram realizadas as audiências públicas para a duplicação da capacidade do empreendimento e, o próximo passo, será a emissão da licença prévia pelo órgão ambiental responsável. 

Uma das próximas etapas de construção do Superporto Sudeste é a montagem mecânica e elétrica dos transportadores de correia que irão conduzir o minério de ferro alocado no pátio de estocagem até o píer, onde será embarcado para o mercado transoceânico. 

Na sequência, ocorrerá o descarregamento e a interligação das duas carregadeiras de navios que virão montadas da China, país onde foram fabricadas. As carregadeiras estão em fase final de inspeção e preparação para serem despachadas para o Brasil. Esses equipamentos têm capacidade para embarcar 12 mil toneladas de minério de ferro por hora.

Fonte: Canal do Transporte/Brasil Modal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente