dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novo marco do pré-sal no Estado


Uma nova fase na produção de petróleo começará no próximo mês no Litoral Sul do Espírito Santo: o primeiro navio-plataforma que produzirá especificamente a partir do pré-sal. O "Cidade de Anchieta" já está no campo de Baleia Azul, no Parque das Baleias. 

O navio chegou ao campo na semana passada e está sendo feita sua ancoragem. Depois, a embarcação será interligada aos cinco primeiros poços de produção e três de injeção de água. No início de 2013 serão interligados mais três poços de produção. 

A produção do "Cidade de Anchieta" chegará aos 80 mil barris por dia até o final deste ano. No final de março de 2013, deverá chegar à sua capacidade total de produção, que é de 100 mil barris por dia de óleo e gás natural. 

Para o gerente-geral da Petrobras no Estado, Luiz Robério Ramos, o início da produção no pré-sal de Baleia Azul representa, também, mais ganhos no segmento de gás, já que o produto dessa camada é mais indicado para a produção de GLP (gás de cozinha) e C5+, um derivado líquido de gás mais nobre utilizado no processo de refino de petróleo. 

Gasoduto - Em função da qualidade do gás produzido no pré-sal, a Petrobras decidiu construir um gasoduto ligando o Parque das Baleias ao Campo de Golfinho, no Norte, e depois à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares. 

O gasoduto Sul-Norte Capixaba tem 200 km de extensão, já está pronto e agora recebe os últimos detalhes para começar a operar em setembro. A alternativa da estatal era também levar o gás para a unidade de tratamento localizada em Ubu, Anchieta. "Devido à diferença do gás do pré-sal, o produto será melhor aproveitado na unidade de Linhares", disse Robério Ramos. 

Hoje o Espírito Santo tem uma produção diária de 280 mil barris de óleo e gás equivalentes (óleo e gás convertido em barril). Até abril do próximo ano, pelo menos mais 100 mil barris serão acrescentados a este volume. Além disso, a plataforma P-57 ainda não está produzindo em sua capacidade máximo, que é de 180 mil barris por dia, em Jubarte. 

Robério Ramos informou que ainda não há uma data para marcar o início da produção da nova plataforma. "Queremos trazer a presidente da Petrobras, Graça Foster, e aproveitar também para fazer a inauguração da sede da empresa", enfatiza. 

Conheça o "cidade Anchieta" - Adaptação. O primeiro navio-plataforma a operar só nos campos da camada do pré-sal entrará em operação em setembro. O "Cidade de Anchieta" operava antes no campo de Espadarte, litoral do Rio de Janeiro. Passou por adaptações em Singapura e já está sendo ancorado, no Litoral Sul capixaba, no campos de Baleia Azul. 

100 mil barris. A capacidade de produção é de 100 mil barris por dia de óleo equivalente (óleo e gás). Até o final deste ano chegará a 70-80 mil barris por dia, com a interligação de cinco poços à plataforma. Até o final de março de 2013 serão interligados mais três poços de produção e três para injeção de água. 

Equipamentos. O "Cidade de Anchieta" recebeu equipamentos especiais para reduzir a emissão de CO2 durante o processo de extração do petróleo. Ele foi afretado pela Petrobras junto à empresa italiana SMB, que empregará cerca de 100 pessoas a cada turno. 

Gás. O gás será processado em Linhares e, por ser mais nobre, terá como destino a produção de GLP (gás de cozinha) e C5+, produto que irá para as refinarias onde é usado no processo de refino. 

Petrobras revê plano bilionário - A Petrobras colocou em reavaliação US$ 5,9 bilhões em novos projetos da área de gás e energia. São planos que ainda não foram aprovados pela diretoria, entre eles, as unidades de produção de fertilizantes e outros produtos químicos de Uberaba (MG) e Linhares (ES).

Fonte: A Gazeta - ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente