dia da:

11 DE junho, DIA DA BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Primeira fase da copa termina hoje, com definição dos últimos classificados

26/06/2014 05h49
Brasília
Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto


Os torcedores já conhecem seis dos oito confrontos da próxima fase da Copa do Mundo. Hoje (26) termina a primeira fase do torneio, com as últimas definições dos classificados e dos cruzamentos na fase "mata-mata".

Das oito seleções envolvidas nas partidas destqa quinta-feira, apenas a Bélgica sabe que sua estadia no Brasil vai continuar, pelo menos, por mais alguns dias. Já classificados, os “Diabos Vermelhos”, como são chamados os belgas, enfrentam a Coreia do Sul, às 17h (horário de Brasília), em São Paulo. Para eles, um empate basta para confirmar a primeira colocação do Grupo H. Os sul-coreanos têm um trabalho mais difícil. Precisam vencer os belgas por uma boa diferença de gols e torcer para que a Argélia não vença a Rússia, no mesmo horário, em Curitiba.

Os argelinos avançam com um empate caso a Coreia do Sul não vença por mais de dois gols de diferença. Mas, se não quiserem sofrer calculando o saldo de gols, basta vencer a Rússia e garantem a vaga. Os russos vão tentar tirar a vaga dos africanos e só a vitória interessa. Além de vencer, precisam torcer para que a Coreia do Sul não vença a Bélgica.

No Grupo G, a situação é mais simples, porém mais polêmica. A Alemanha e os Estados Unidos se enfrentam às 13h (horário de Brasília), no Recife. As duas seleções têm quatro pontos e um simples empate classifica ambas, com alemães em primeiro e norte-americanos em segundo. Uma derrota, dependendo da diferença de gols e da outra partida do grupo, ainda classifica as duas seleções.

A situação da Alemanha é mais confortável. Com saldo positivo de quatro gols, poderia perder por dois gols de diferença que, ainda assim, teria muitas chances de passar de fase, mesmo que em segundo lugar. Já os Estados Unidos não podem se dar ao luxo, pois estão apenas com um gol de saldo.

Na outra partida, no mesmo horário, em Brasília, Portugal e Gana se enfrentam em um roteiro dramático. As duas seleções precisam vencer para levar a vaga e torcer para que haja um vencedor no outro jogo. Com um empate, os dois times morrem abraçados, independentemente do que ocorrer na Arena Pernambuco.

Entre portugueses e ganeses, no entanto, as chances dos africanos são maiores. Com saldo de um gol negativo, estes precisam vencer por dois gols de diferença e torcer para que os Estados Unidos percam por um placar simples - 1 a 0 bastaria. Por causa da derrota sofrida na rodada de abertura, Portugal precisa aplicar uma goleada e torcer por uma derrota dos norte-americanos, para que possa superá-los no saldo de gols.

Completamente apagado no primeiro jogo, o português Cristiano Ronaldo mostrou lampejos de sua conhecida habilidade, ao fazer um lançamento longo para Varela e empatar a partida contra os Estados Unidos no último minuto. Mas, se quiser continuar pisando em gramados brasileiros nesta Copa, o melhor jogador do mundo deve mostrar um salto de qualidade significativo.

Fonte: Agência Brasil

Gabrielli admite que Abreu e Lima está saindo cara e nega negociata em Pasadena

Política

25/06/2014 21h11
Brasília
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
O ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, admitiu hoje (25), em depoimento à comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga denúncias de irregularidades na estatal, que a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, está “cara”. “É uma refinaria que está cara, sem dúvida nenhuma está cara”, disse.

Gabrielli depôs durante cerca de seis horas na comissão, onde foi questionado sobre investimentos da Petrobras durante sua gestão, especialmente nas refinarias de Abreu e Lima e Pasadena, nos Estados Unidos, e duramente criticado por elas.

Gabrielli disse que os custos acima do esperado em Abreu e Lima estão relacionados à opção de construir a refinaria no Nordeste, onde os chamados investimentos extramuros são mais altos. “Tem custo maior porque lá o porto precisa de investimento, na estrada é preciso investir, no sistema elétrico é preciso investir, o tratamento de resíduo precisa de investimento, o que não está nas outras refinarias”, disse, corroborando a justificativa que já tinha sido dada pela atual presidenta da estatal,  Graça Foster, sobre o preço da refinaria.

Ele voltou a defender a importância do projeto para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, mas admitiu que, atualmente, pensaria duas vezes sobre a decisão de construí-la. “Eu não posso dizer que os valores que estão saindo neste momento são os que estão na faixa mais econômica de uma refinaria. Então, eu pensaria duas vezes neste momento. Uma vez tomada a decisão de fazer a refinaria, nós temos que fazer pelo menor custo possível, mas tomada a decisão, nós temos que fazer”, disse.

Sobre Pasadena, Gabrielli demonstrou irritação quando ouviu acusações de que a compra da refinaria envolveu beneficiamento intencional de algumas pessoas em detrimento da Petrobras. “Não aceito, de jeito nenhum, a acusação, que eu acho infundada e incoerente, de que Pasadena foi uma negociata. Se foi uma negociata, é um absurdo, porque é tão complexo o processo, com tantas decisões judiciais e tantas decisões – cinco anos sem nenhum pagamento –, que é uma negociata absolutamente fantástica”, disse.

Ainda sobre o caso, o ex-presidente da Petrobras disse ainda que não está disposto a abrir seu sigilo bancário porque não é acusado de nenhuma ilegalidade. “Eu não acredito que tenha nenhuma acusação de falcatrua de minha parte. Por que eu vou abrir mão do meu sigilo bancário?”, questionou.

Gabrielli foi o segundo depoente da CPMI, que já tinha ouvido Graça Foster. A próxima reunião foi marcada para as 14h da próxima quarta-feira (2), quando devem ser votados novos requerimentos.

Fonte: Agência Brasil

Apesar de empate com Equador, franceses mantêm confiança na seleção

25/06/2014 21h03
Rio de Janeiro
Vladimir Platonow e Vinícius Lisboa - Repórteres da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel
banner Brasil 2014

Os torcedores franceses que esperavam mais de sua seleção, e falavam até em uma goleada sobre o Equador, deixaram a Fifa Fan Fest, em Copacabana, na tarde de hoje (25), frustrados por não terem visto uma atuação mais convincente. Porém, estão confiantes de que chegarão à final da Copa. Depois do empate sem gols contra o Equador, a França vai enfrentar a seleção da Nigéria, que ficou em segundo lugar, ao perder hoje para a Argentina.

“Acho que poderemos ter a oportunidade de ser campeões do mundo, como em 1998”, disse o estudante de geografia Hector Mary, que saia acompanhado de um grupo de amigos.

“O Equador foi um bom time. Para os próximos jogos, nós vamos melhorar. Precisamos de mais energia. Estou confiante de que seremos campeões, pois temos um bom treinador e um time jovem”, disse Christophe Laval, que foi assistir ao jogo acompanhado da esposa, a brasileira Elaine Laval.

Já os equatorianos, que sonhavam em passar de fase com uma vitória sobre a França, lamentaram ter que voltar mais cedo para casa. “Jogamos bem esta partida. Se tivéssemos atuado da mesma forma contra a Suíça, teríamos vencido e passado de fase. Estou triste e amanhã (26) volto para casa”, lamentou Mario Espinoza.

No Jockey Club, cada vez que a bola entrava na área dos equatorianos, a torcida dos "bleus", que acompanhava pelos telões a partida, levantava. "Acho que esse resultado não faz a França perder a animação. Os dois jogos que eles fizeram no início deram moral a eles para as oitavas", disse o psicólogo português Gustavo Benevives, que mora no Brasil e acompanhava amigos franceses na torcida. "Foi um jogo equilibrado".

Torcedores da França assistem a partida contra o Equador na Casa Bleue, organizada pela Federação Francesa de Futebol durante a Copa do Mundo 2014 (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Torcedores da França assistem ao jogo contra o Equador na Casa BleueFernando Frazão/Agência Brasil
Os gritos de Allez les bleus (Vamos azuis) se repetiam sempre que as jogadas caminhavam para o campo do Equador, e terminavam com o poliglota "uh", quando a bola terminava na mão do goleiro Domingues. Entre caipirinhas e cervejas, o clima era animado, com torcedores sentados no chão, rostos pintados.

O francês Cristophe Picamilh, de 21 anos, também assistiu à partida rodeado de amigos e falou do próximo jogo cheio de confiança. "A Nigéria não é muito melhor que o Equador ou a Suíça. Quem preocupa mesmo é a Alemanha, que devemos pegar na próxima fase. Acho que vamos passar", disse o estudante de engenharia, que considerou o jogo "tranquilo". "O problema é que as finalizações paravam no goleiro. Não porque ele fosse bom, mas porque eram ruins".

Com a bandeira do Brasil estampada em na camisa, a estudante de comunicação social, Nicoli Stern, confessou que "de francês só tinha o nome", mas disse que pretende assistir todos os jogos no evento organizado pela Federação Francesa de Futebol. "Eu vim para agitar. Adoro ver um agito. A emoção da galera é muito boa mesmo quando não rola o gol", disse, que não vê problema em entrar vestida com a bandeira de um possível adversário. "Por enquanto está tudo bem. Deixa o Brasil ganhar para gente ver como vai ficar".

Fonte: Agência Brasil

Suíça vence Honduras por 3 a 0 e pega Argentina nas oitavas

25/06/2014 20h53
Brasília
Luiz Claudio Ferreira - Portal EBC
banner Brasil 2014

O meia Shaqiri fez a diferença com os três gols da vitória da Suíça sobre Honduras em jogo na Arena Amazônia, em  Manaus, nesta quarta-feira (25). A seleção europeia aproveitou os contra-ataques, fez valer o favoritismo e contou com o empate de França e Equador para se classificar às oitavas de final da Copa do Mundo. O adversário da Suíça será a Argentina, na próxima terça (1º), às 13h, na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo.

A Suíça impôs uma marcação forte no meio de campo desde o início da partida. A seleção europeia conseguia provocar o erro de passe dos hondurenhos e, com a estratégia, teve a primeira chance logo aos três minutos, quando Drmic ganhou de Bernárdez e cruzou para chute de Shaqiri. Valadares defendeu. Na segunda chance que teve, aos cinco minutos, o meia suíço fez um golaço com um chute de esquerda no ângulo. Dois minutos depois, o meia suíço recebeu no campo de ataque, puxou para esquerda e chutou no ângulo para abrir o placar.

Na sequência, Honduras chegou a equilibrar a partida, mas não criava chances claras de gol. Insistia em jogadas pelo meio, mas não tinha lances agudos. A equipe tocava bastante a bola no meio em busca de espaço na defesa adversária. Aos 25  minutos, por exemplo, a seleção da América Central tinha 61% da posse de bola, mas o número não representava domínio da partida. Nos contra-ataques, os europeus eram mais perigosos. Foi assim que a Suíça fez o segundo gol, novamente com Shaqiri, aos 30 minutos de jogo. O craque recebeu passe de Drmic e, na frente do goleiro, tocou no canto para ampliar.

O gol não mudou as características do jogo. Honduras, com muitas dificuldades de abrir espaço, e a Suíça mais próxima do terceiro gol, que quase aconteceu com chute para fora de Xhaka (aos 36 minutos) e nas tentativas de Drmic (aos 42 e aos 46).

Os números do primeiro tempo explicavam a partida. Mesmo com 62% de posse de bola, Honduras só havia finalizado cinco vezes, enquanto a Suíça chutou nove vezes.

Para a etapa final,  Honduras voltou mais objetiva e, por muito pouco, não diminuiu o prejuízo aos três minutos com Bergston, depois de cruzamento na área. No entanto, três minutos depois, o mesmo atacante teve a chance mais clara quando, dentro da área, tocou com o gol aberto. Mas o lateral suíço Rodríguez afastou em cima da linha. Na pressão hondurenha, Jerry Palacios pediu pênalti aos 15 minutos, quando teria sofrido falta de Djourou, e depois em cabeceada perigosa de Bengston.

De nada adiantou a pressão porque Honduras sofreria mais um golpe aos 25 minutos. Em novo contra-ataque, Drmic atravessou o campo e tocou para o artilheiro da partida. Shaqiri chutou rasteiro à direita do goleiro para fazer o terceiro dele e da Suíça.  A classificação estava decretada.

Fonte: Agência Brasil

Em pronunciamento, Henrique Eduardo Alves faz balanço das votações da Câmara

Política

25/06/2014 20h43
Brasília
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel
Em pronunciamento em cadeia nacional na noite de hoje (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, lembrou algumas votações da Casa no primeiro semestre deste ano, como a aprovação do Marco Civil da Internet . Alves elencou a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE) como a decisão mais importante da atual legislatura.

“A decisão mais importante da atual legislatura foi a criação do Plano Nacional da Educação, que obriga o governo federal a destinar 10% do PIB [Produto Interno Bruto] à educação. O investimento permanente vai garantir a realização das metas do PNE, entre elas a de colocar na escola todas as crianças de 4 e 5 anos, triplicar as vagas no ensino profissionalizante e erradicar o analfabetismo”, disse.

No que Alves chamou de “prestação de contas” da Câmara, ele destacou ainda a aprovação da Lei de Cotas para negros em concurso público, em uma medida que, segundo ele, “ajudou a melhorar o Brasil” no campo dos direitos sociais e trabalhistas. Alves ainda lembrou da aprovação de leis contra agressões a crianças e animais.

“Ouvimos o clamor da sociedade e aprovamos leis que fortalecem a cidadania ou restringem práticas questionáveis. Uma dessas leis acaba com o uso indiscriminado de animais em testes na indústria de cosméticos. Outra lei importante é a chamada Lei Menino Bernardo”, disse, referindo-se à lei popularmente chamada de Lei da Palmada. O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante.

O pronunciamento de Alves se dá em um período reduzido dos trabalhos legislativos, em virtude da realização da Copa do Mundo e a aproximação da campanha eleitoral.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Dilma: programa que fornece remédio gratuito beneficiou 20 milhões de pessoas

23/06/2014 08h50
Brasília
Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23) que o Programa Saúde Não Tem Preço, que oferece medicamentos gratuitos contra hipertensão, diabetes e asma, já atendeu a quase 20 milhões de pessoas desde 2011, quando foi lançado. Em maio de 2014, 6,4 milhões de brasileiros foram beneficiados, segundo ela. Mais de 30,4 mil farmácias em 4,1 mil municípios oferecem remédios de graça para as três doenças crônicas.

“Os medicamentos gratuitos podem ser retirados por todos os brasileiros que precisem: pelo trabalhador, pelo aposentado que ganha um salário mínimo, pela mãe que vive com o Bolsa Família”, disse.

Para ter acesso ao programa de remédios gratuitos, basta ir a uma farmácia credenciada no programa, sinalizada com o aviso “Aqui Tem Farmácia Popular” e apresentar a receita do médico, acompanhada do CPF e de um documento pessoal com foto.

Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, Dilma destacou que os remédios para tratamento de asma são gratuitos e que quase 300 mil pessoas retiraram esses medicamentos apenas em maio. “Isso ajuda muita gente, em especial, crianças, jovens e pessoas da terceira idade a evitar complicações que podem levar a internações hospitalares. A asma era a segunda principal causa de internação de crianças de até 5 anos no SUS, o Sistema Único de Saúde. Depois que começamos a distribuir os remédios para o combate à asma, reduzimos em 36 mil o número de internações por conta dessa doença.”

Fonte: Agência Brasil

Cariocas enfrentam engarrafamento na Ponte Rio-Niterói na volta do feriadão

23/06/2014 08h40
Rio de Janeiro
Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
Motoristas que retornam à cidade do Rio de Janeiro depois do feriado prolongado de Corpus Christi enfrentam engarrafamento nos acessos e início da Ponte Rio-Niterói. Segundo a concessionária Autopista Fluminense, a retenção se estende por seis quilômetros na BR-101, desde o Gradim até o acesso à ponte, devido ao excesso de veículos.

Já a concessionária Ponte S.A. informou que o engarrafamento se estende do acesso até a Ilha de Mocanguê, por cerca de três quilômetros. Na chegada ao Rio de Janeiro, o motorista volta a encontrar engarrafamento nas pistas de descida da ponte.

Fonte: Agência Brasil

Incêndio destrói 40 barracos em São Paulo

23/06/2014 08h29
23/06/2014 05h49
São Paulo
Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura
Um incêndio na comunidade Areião Velho, zona oeste da capital paulista, atingiu uma área de 800 metros quadrados e destruiu 40 barracos, segundo o Corpo de Bombeiros. Uma criança foi resgatada com intoxicação e encaminhada ao Pronto-Socorro Bandeirantes.

O fogo começou por volta das 23h de ontem (22), na altura do número 1.000 da Avenida Presidente Altino, região do Jaguaré. O incêndio foi controlado uma hora depois, com a ajuda de 65 homens do Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil encaminhou assistentes sociais para prestar auxílio e encaminhar as famílias a abrigos municipais. Na manhã de hoje (23), serão feitas vistorias para decidir sobre a liberação ou interdição de moradias atingidas. O Instituto de Criminalista vai investigar o que provocou o incêndio.

Fonte: Agência Brasil

Distrito Federal não tem feriado em dia de jogo decisivo do Brasil

23/06/2014 08h26
Brasília
Aline Leal - Repórter da Agência Brasil Edição: Davi Oliveira
banner Brasil 2014

O Distrito Federal decretou para hoje (23) ponto facultativo para o serviço público, mas bancos e comércio terão funcionamento praticamente normal, no dia do jogo do Brasil contra Camarões, em Brasília, quando será decidida uma vaga nas oitava de final da Copa do Mundo. 

No governo do DF, só funcionam os serviços essenciais, como delegacias e hospitais, que abrirão em esquema de plantão, enquando, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, lojas de shoppings centers e de rua fecharão às 16h, uma hora antes do início da partida.

Os bancos de todo o país funcionarão das 8h30 às 12h30, seguindo recomendação do Banco Central para os dias de jogo da seleção brasileira. No Distrito Federal, as faculdades estarão fechadas por toda a segunda-feira.

Para quem vai assistir ao jogo no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, o governo do Distrito Federal pede que chegue pelo menos duas horas antes do início da partida, mas os portões estarão abertos três horas antes.

No primeiro jogo no Mané Garrincha, centenas de pessoas aguardavam nas filas mesmo depois de começada a partida. “Não vamos abrir mão dos procedimentos de segurança. Pedimos aos torcedores que cheguem mais cedo”, disse o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Paulo Roberto de Oliveira.

O esquema de ônibus urbano entre Brasília e as regiões administrativas será o mesmo de sempre, porém desde quatro horas antes do jogo até duas horas depois novas linhas gratuitas serão disponibilizadas para facilitar o acesso ao Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha.

Haverá ônibus saindo a cada 15 minutos entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Shopping Popular (Linha 108.6). Outra linha gratuita passará da cada cinco minutos fazendo o percurso entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Funarte (Linha 109.7), que fica ao lado do Mané Garrincha.

Os torcedores também vão contar com uma linha circular no Parque da Cidade (109.2), com saídas a cada cinco minutos. Os torcedores contarão ainda com uma linha para portadores de mobilidade reduzida que sairá a cada 15 minutos do Colégio Militar em direção ao Mané Garrincha.

Já o metrô funcionará das 7h às 23h30, com tarifa de R$ 3. Nas quatro horas que antecedem o jogo e nas três que sucedem, a operação será feita com 24 trens, número usado normalmente em horários de pico, com intervalo de três minutos e 40 segundos da Estação Central à Estação Águas Claras.

Fonte: Agência Brasil

Pré-selecionados no ProUni tem até amanhã para confirmar informações

Educação

23/06/2014 08h00
Brasília
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Davi Oliveira

Termina amanhã (24) o prazo para que os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmem as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino. A lista dos pré-selecionados está disponível na página do ProUni. Caso perca o prazo, o estudante é automaticamente retirado do processo.

Os candidatos devem ficar atentos, pois hoje jogam Brasil e Camarões, às 17h, em Brasília. Para evitar contratempos, o candidato deve verificar na instituição os horários e o local ao qual deve comparecer para aferir as informações.

Na página do ProUni, está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados, estão documento de identificação e comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o protocolo de recebimento de documentação do ProUni.

Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Os estudantes podem verificar se a instituição vai aplicar esse processo seletivo no momento da inscrição. Pelas regras do programa, não poderá ser cobrada nenhuma taxa.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para obter a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.

O resultado da segunda chamada sai no dia 4 de julho e a comprovação de informações tem de ser feita de 4 a 11 do próximo mês. Nos dias 21 e 22, os candidatos poderão aderir à lista de espera e, nos dias 29 e 30, terão de comprovar as informações.

Fonte: Agência Brasil

Argélia segue com chances após 4 x 2 sobre a Coreia do Sul

22/06/2014 18h21
Brasília
Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

banner Brasil 2014



Após a derrota na primeira rodada, a Argélia venceu neste domingo (22) a Coreia do Sul por 4 x 2, em jogo do Grupo H da Copa do Mundo, e segue com a chance de conseguir a segunda vaga do grupo para as oitavas de final.

O jogo começou movimentado e, já aos três minutos do primeiro tempo, em jogada individual, o meio-campo Sofiane Feghouli, da Argélia, foi derrubado na área, mas o árbitro colombiano Wilmar Roldan não marcou pênalti.

A seleção africana mostrou-se mais organizada e disposta em campo desde o início da partida e, aos 20 minutos, o atacante Islam Slimani teve boa chance, mas errou o tempo da bola. Na sequência, o argelino não desperdiçou. Em arrancada, recebeu o lançamento e tocou para gol, abrindo o placar para a Argélia.

Sem perder tempo, a seleção africana ampliou o placar mais uma vez com gol de cabeça do zagueiro Rafik Halliche, após cobrança de escanteio. A Argélia abriu 2 x 0 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

O único confronto anterior das duas seleções ocorreu em um amistoso realizado em 1985 e culminou com vitória coreana por 2 a 0, segundo a Fifa.

Com primeiro tempo sem chutes a gol, este é o jogo de número 30 do Mundial disputado pela Coreia do Sul, que acumula mais participações no evento do que qualquer outra seleção asiática.

Até então invicta contra seleções africanas na Copa do Mundo, os coreanos sofreram o terceiro gol, aos 38 minutos. Em outro lançamento, a bola sobrou para Slimani, que passou para Abdelmoumene Djabou. O atacante tocou de primeira para o fundo do gol do sul-coreano Jung Sungryong.

A Argélia enfrentava um adversário asiático pela primeira vez na Copa do Mundo.

No segundo tempo, a Coreia do Sul voltou mais ofensiva e, no primeiro lance, marcou gol. Aos cinco minutos, o meio-campo Son Heungmin acertou de canhota direto para a rede da Argélia.

A seleção africana, entretanto, não se intimidou e, aos 17 minutos, ampliou o placar mais uma vez. O meio-campo Yacine Brahimi conduziu a bola, tabelou com Feghouli e chutou no canto esquerdo do gol coreano.

A Coreia do Sul seguiu pressionando e Koo Jacheol marcou mais um, de frente para o gol, após cruzamento de Lee Chungyong, aos 27 minutos. Final, 4 x 2 para Argélia.

No Grupo H, a Bélgica já está classificada, com seis pontos, e enfrenta a Coreia do Sul, em São Paulo, na próxima rodada. Os sul-coreanos, com um ponto, ainda têm chance e dependem de uma combinação de resultados.

A Argélia, agora com três pontos, assume a segunda colocação no grupo. Com apenas um ponto em dois jogos, a Rússia enfrenta a seleção argelina na última rodada, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Os dois jogos serão disputados, simultaneamente, na quinta-feira (26), às 17 h.

Fonte: Agência Brasil

Portugal empata com os EUA em jogo com gol no último minuto

22/06/2014 21h27
Brasília
Edgard Matsuki - Portal EBC Edição: Carolina Pimentel


banner Brasil 2014

Neste domingo (22), Portugal e Estados Unidos empataram por 2 a 2 na Arena Amazônia, em Manaus. O resultado praticamente garantiu os norte-americanos na próxima fase da Copa do Mundo e faz Portugal depender de uma combinação imensa de resultados para chegar às oitavas de final do Mundial. O resultado poderia ser pior ainda para os lusitanos se não fosse o gol de empate aos 49 minutos do segundo tempo.

Os primeiros minutos da partida foram de ataque intenso da seleção portuguesa. A pressão deu certo e, logo aos quatro minutos, o time fez uma bola triangulação e a bola foi cruzada na área. Cameron tentou cortar e não conseguiu. A bola sobrou livre para Nani, que fuzilou e estufou as redes do goleiro Howard.

Após a blitz do começo da partida, Portugal começou a recuar e os EUA a gostarem da partida. Aos poucos, os norte-americanos foram criando chances de gol com chutes à distância. O goleiro português Beto foi exigido algumas vezes.

Jogando na defesa, Portugal tentava sair para o jogo com toques de bola sem objetividade. A má atuação de Cristiano Ronaldo pesou no desempenho do time europeu. Marcado pela torcida, ele era vaiado a cada erro no ataque.

Se no primeiro tempo os norte-americanos começavam a se arriscar, no segundo eles partiram para cima com tudo no segundo tempo. Em vez de se arriscar com chutes, o time começou a entrar com passes rápidos na área portuguesa. O resultado foi o empate aos 14 minutos. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Jones que, de fora da área, driblou um zagueiro e encheu o pé para marcar o gol de empate.

O gol abateu os portugueses. Aproveitando-se disso, os EUA conseguiram marcar o gol que garantiria a vaga na próxima fase. Aos 36 minutos, Bradlley apareceu livre e cruzou para a pequena área. Dempsey, de barriga, jogou a bola para dentro.

Nos minutos finais de jogo, Portugal tentou reagir. E, aos 49 minutos do segundo tempo, Portugal conseguiu o gol que faz o time respirar por aparelhos na Copa. No lance, Cristiano Ronaldo cruzou da direita e Varela cabeceou forte no canto. No fim, o placar ficou 2 x 2.

Na próxima rodada, Portugal joga contra Gana na quinta-feira (26) às 13h. Para se classificar, o time terá que vencer e tirar uma diferença de cinco gols de saldo em relação aos norte-americanos. Por exemplo: a Alemanha teria que ganhar de 3 a 0 dos EUA e Portugal de 2 a 0 de Gana. Para os EUA, um empate contra a Alemanha já garante o time nas oitavas de final.

Portugal e EUA terminam jogo empatados (Themba Hadebe/AP/Direitos Reservados)
Portugal e EUA terminam jogo empatados Themba Hadebe/AP/Direitos Reservados




Fonte: Agência Brasil

domingo, 22 de junho de 2014

CONTRAMESTRE, MESTRE DE LANCHA, COMANDANTE, IMEDIATO, PILOTO DE LANCHA

estou disponibilizando meu currículo para eventual busca e contratação:
para contramestre, piloto de lancha, tenho CIR,  PASSAPORTE, E VIVÊNCIA NA ÁREA MARÍTIMA.

HELIO GENILSON BRAZ                                               
Brasileiro
Natural de: Parnamirim - RN - Brasil - 52 anos
Estado civil: divorciado
Endereço: Rua Manoel Bento de Souza, Lt3Qd2Ca3
Engenho – Itaguaí – RJ CEP: 23820-305
Telefone: (21) 2687-2075
Celular: (21) 7734-8363 Rádio Nextel - Id 965*26999
heliogenilson@gmail.com/heliozbz@hotmail.com/ (heliobraz.blogspot.com)
Atualmente, me encontro desempregado.
Documentos: CIR, PASSAPORTE, CNH – “d”, CERTIFICADOS
Objetivo
Atuar como Imediato, Comandante de Embarcações, Supervisor de Operações ou Embarcações, outro adequado ao meu Perfil profissional.
Resumo profissional
Sólida experiência na área Marítima, com atuação em Unidades da Marinha, e Empresas, atuando em diversas atividades, envolvendo Setor de Fiscalização de Embarcações, (3 anos aproximadamente) Insumos e Produtos químicos, (4 anos) Supervisão, Gerência, Armazenagem e Estocagem de Material.
Perfil profissional
Militar da Reserva da Marinha do Brasil, formado em Contramestre, CTR pela Capitania dos Portos/CIAGA, com atuação em diversas áreas na Marinha do Brasil, na graduação de Suboficial, buscando ampliação da carreira, com 3055 dias de embarque e 358 dias de mar, com disponibilidade de horário, turnos, fins de semana, e viagens.
Experiência Profissional
1. Supervisor de Embarcações – CCR Barcas S/A (UF – RJ) 05/12/2012 a
    13/08/2013
2. Gerência de Munição, Sobressalentes, Viaturas e Combustíveis (Centro de
    Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro) - (UF: RJ) ABR/2006 à MAI/2007
3. Gerente de Posto de Vendas de Uniformes (Base de Abastecimento da
    Marinha no Rio de Janeiro) - (UF: RJ) OUT/2003 à ABR/2006
4. Supervisor da Divisão de Gerência de Sobressalentes (Centro de Controle        de Inventário da Marinha) - (UF: RJ) JUL/2003 à OUT/2003
5. Encarregado do Controle e Fiscalização sobre Insumos e Produtos Químicos Controlados no CTMSP (Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo) – (UF: SP) NOV/2000 à DEZ/2002
6. Encarregado da Seção de Almoxarifado do CEA/ARAMAR/353-2(Centro
Tecnológico da Marinha em São Paulo) - (UF: SP) ABR/1998 à JAN/2002
(Peças De Usina Nuclear) onde tive sob meus cuidados, Um Montante De U$ 28.000.000,00 Em Material de Alta Precisão para Enriquecimento do Urânio e Construção da Usexa;
7. Gestor de Material/Polícia Naval/Escrivão de Inquérito/Vistorias de
Embarcações – Todos (Capitania Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná) - (UF:
    SP) DEZ/1995 à ABR/1998
8. Supervisor da Divisão de Material de Aviação (2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral) - (UF: RJ) ABR/1990 à SET/1993
Observações Gerais:
• Na CCR, acompanhei Vistorias da Capitania e Port State Control
• Trabalhei no controle de Pessoal marítimo
• Fui encarregado de 6 embarcações de transporte de Passageiros, inclusive as sediadas em Mangaratiba.
• Diminuí as A/S no período de 8 meses
• Atualizei as pastas de documentação das embarcações
• Outras tarefas inerentes a Supervisor de Embarcações
Como Marinheiro de Convés:
• Conduzi/pilotei embarcações na função de Timoneiro;
• Fiz traslado de pessoal, material e veículos com carga;
• Supervisionei a limpeza e conservação das embarcações;
• Fiz operação de comunicação em rádio, sempre que havia teste de fonia ou
   operação real;
• Vistoriei setores do convés principal do navio;
• Auxiliei nas operações do departamento de Convés como pintura/tratamento de convés e cascos das embarcações, e também faina de reboque em alto mar, com várias operações de salvamento e de exercício e adestramento;
• Auxiliei nas operações de fundeio e amarração das Embarcações;
• Trabalhei como vigia de embarcação no auxílio do Oficial de Serviço nas
   navegações em alto-mar.
Como Sargento da Marinha do Brasil:
• Exerci trabalhos em Capitania dos Portos, por um período de
   aproximadamente, 3 anos
• Exerci trabalhos de Supervisão desde 1990, até 2007.
Formação: Escolaridade:
2º Grau / Técnico
Curso:
ENSINO MÉDIO
Instituição: ATHENEU NORTE RIOGRANDENSE
Ano de Início: 1979
Ano de Término: 1981
FORMAÇÃO EM TÉCNICA DE ENSINO PELA MARINHA DO BRASIL - Ano 2006
Graduação: Suboficial da Marinha Mercante (Contramestre)
Curso: APERFEIÇOAMENTO PARA AQUAVIÁRIOS/CONTRAMESTRE
Início em: 2011
Cidade: RIO DE JANEIRO-RJ
Possui Diploma: Sim
Descrição: REGRA II/4 STCW-78/95
Instituição: CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA
Ano de Início: 2010 / Ano de Término: 2011

Cursos Profissionais para Aquaviários:
Outros Cursos
PRIMEIROS SOCORROS
Escola: BASE ALMIRANTE ARY PARREIRAS
Início em: 2007
Cidade: NATAL-RN
Possui Diploma: Sim
Descrição: REGRA VI/1 TABELA A-VI/1-3 STCW-78/95
ESPECIAL DE PRÁTICO OPERADOR DE RADAR
Escola: CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA
Início em:2011
Cidade: RIO DE JANEIRO-RJ
Possui Diploma: Sim
Descrição: ORDEM DE SERVIÇO Nº 51/2001 DA CPMA - CFAQ-E - MOP//
ESPECIAL DE RADIOPERADOR RESTRITO
Escola: CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA
Início em: 2011
Cidade: RIO DE JANEIRO-RJ
Possui Diploma: Sim
Descrição: ORDEM DE SERVIÇO Nº 51/2001 DA CPMA - CFAQ-E - MOP//
SOBREVIVÊNCIA PESSOAL
Escola: BASE ALMIRANTE ARY PARREIRAS
Início em: 2007
Cidade: NATAL-RN
Possui Diploma: Sim
Descrição: REGRA VI/1 TABELA A-VI/1-1 STCW-78/95
SEGURANÇA PESSOAL E RESPONSABILIDADES SOCIAIS
Escola: BASE ALMIRANTE ARY PARREIRAS
Início em: 2007
Cidade: NATAL-RN
Possui Diploma: Sim
Descrição: REGRA VI/1 TABELA A-VI/1-4 STCW-78/95
ESPECIAL BÁSICO DE COMBATE A INCÊNDIO
Escola: BASE NAVAL DE VAL DE CÃES
Início em: 1986
Cidade: BELÉM-PA
Possui Diploma: Sim
Descrição: REGRA VI/1 SEÇÃO A-VI/1 $ 2.1.2 STCW-78/95
                                
Itaguaí, ________/___________________________/________.
                           

                                                                                 HELIO GENILSON BRAZ

sábado, 21 de junho de 2014

Valencia comanda a virada e sobrevida do Equador na Copa

20/06/2014 21h48
Brasília
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
banner Brasil 2014

Mais uma festa sul-americana na Copa do Mundo. A vitória do Equador sobre Honduras por 2 x 1 na noite de hoje (20), em Curitiba, não garantiu a classificação, mas assegurou a comemoração dos equatorianos na Arena da Baixada. 

Em uma partida muito disputada, não faltaram disposição e correria dos dois times desde o começo. O primeiro tempo mostrou duas equipes ofensivas e rápidas. No entanto, muitos erros deram o tom do jogo. No final, venceu quem errou menos nas poucas oportunidades claras de gol no jogo.
Equatorianos comemoram vitória por 2 x 1 sobre Honduras na Arena da Baixada, em CuritibaEquatorianos comemoram vitória por 2 x 1 sobre Honduras na Arena da Baixada, em Curitiba Michael Sohn /AP/Direitos Reservados


A primeira foi aos 19 minutos. O zagueiro equatoriano Erazo fez um lançamento do campo de defesa e encontrou Enner Valencia na entrada da área, livre de marcação. O atacante, no entanto, bateu por cima do gol. Aos 30 minutos, Honduras chegou ao gol, com Carlos Costly. O camisa 13 hondurenho recebeu bola lançada com liberdade e bateu no canto de Domínguez, fazendo o primeiro gol do país nessa Copa.

Aos 33 minutos, no entanto, o bom jogo equatoriano foi recompensado. Paredes chutou cruzado, de longe. A bola atravessou a área e encontrou Enner Valencia do outro lado. O atacante não falhou dessa vez e empatou o jogo, acendendo a torcida de seu país, em bom público na Arena da Baixada.

No último lance do primeiro tempo, Costly cabeceou, a bola bateu na trave e voltou em Bengston, que fez o que seria o segundo gol de Honduras. O árbitro, no entanto, flagrou toque de mão do jogador no lance. Os hondurenhos ficaram revoltados e Bengston, que também estava impedido ao fazer o gol, ainda foi punido com cartão amarelo.

Logo no começo do segundo tempo, Honduras tentou levar perigo com um chute de Beckeles. O goleiro Domínguez, no entanto, fez uma defesa digna de capa de revista. Aos 16 minutos, mais um gol irregular dos hondurenhos, bem anulado pelo árbitro.

Aos 13 minutos, o Equador chegou ao segundo gol, de novo com Valencia. Em cobrança de falta, o atacante aproveitou a bola levantada na área, subiu mais que todo mundo e cabeceou com firmeza, sem chance para o goleiro Valladares. Era o que faltava para a festa equatoriana em Curitiba.

A virada levou o time hondurenho ao ataque. A seleção centro-americana da passou a dominar o jogo, mas esbarraram em erros de passe e chutes. O Equador apostou nos contra-ataques com Valencia, destaque do time. Aos 43 minutos, a torcida equatoriana, mais confiante na vitória, esboçou os primeiros gritos de olé. Aos 46 minutos ainda deu tempo de outro gol, dessa vez do Equador, ser anulado pelo juiz, que viu toque de mão de Valencia antes da finalização.

A vitória mantém os equatorianos na disputa para chegar às oitavas de final, mas a tarefa não será fácil. Eles precisam vencer a França, líder do grupo, na última rodada, dia 25, e torcer contra os Suíços, que têm o mesmo número de pontos. Em caso de empate contra os franceses, um empate dos Suíços contra Honduras classifica o Equador. Já Honduras tem uma tarefa ainda mais difícil, pois precisa vencer a Suíça, com boa diferença de gols, e torcer por uma vitória da França no outro jogo.

Fonte: Agência Brasil

Rio terá feriado integral na próxima quarta-feira por causa da Copa

20/06/2014 21h30
Rio de Janeiro
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
banner Brasil 2014
A prefeitura do Rio decidiu decretar feriado integral na próxima quarta-feira (25), quando França e Equador se enfrentarão no Estádio do Maracanã, e não apenas a partir do meio-dia, como estava previsto. A mudança será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira (23) e atende a pedido das forças de segurança pública, para que o esquema em torno do estádio seja melhor executado.

No dia 4 de julho, quando haverá um jogo de quartas de final no Maracanã, o feriado previsto já era integral, porque a partida vai ser às 13h.

As autoridades municipais também anunciaram mudanças no plano operacional no entorno do Maracanã. A partir de agora, em todos os jogos no estádio, a interdição parcial será feita sete horas antes da partida e a interdição integral passou para seis horas. Antes, o esquema era de seis e quatro horas, respectivamente. Também foi alterado o horário de bloqueio de veículos fretados, que começaria às 9h e foi antecipado para as 7h.

Para o jogo Brasil e Camarões, na segunda-feira, em Brasília, às 17h, será repetido o esquema utilizado na partida anterior da seleção brasileira, na última terça. A única alteração será a pista reversível da Avenida Radial Oeste, no sentido do bairro do Méier, zona norte da cidade, que costuma ser usada a partir das 16h, e na próxima segunda-feira funcionará depois das 12h.

O diretor da CET-Rio recomenda o uso de transportes públicos, principalmente o metrô. Ele reconhece que no último jogo do Brasil o trânsito no Rio ficou caótico com a concentração das pessoas que foram liberadas do trabalho às 12h. “As vias da cidade não têm capacidade de suportar essa grande quantidade de veículos circulando ao mesmo tempo”, destacou.

Para ele, a ideia de que usar o carro em dia de jogo do Brasil, pensando que a volta para casa será mais rápida, não se confirmou. Por isso, "a gente insiste e reforça a recomendação para as pessoas deixarem o carro em casa e irem para o trabalho em transporte público, porque a volta para casa será mais rápida”, aconselhou.

Maciel contou ainda que o Terreirão do Samba, na Praça Onze, centro do Rio, tinha recebido até o fim da tarde de hoje 37 motorhomes. A decisão de transformar a área em estacionamento para este tipo de veículo foi tomada pela prefeitura ontem (19), diante do grande número demotorhomes que chegaram à cidade com turistas estrangeiros, principalmente argentinos e chilenos. “Eles saíram das vias da cidade e foram direcionados [para o Terreirão]. Essa operação vai ser mantida até o fim da Copa”, informou Maciel.